logomarca

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA PÁSCOA

imprimir tamanho da letra: A- normal A+
 
Quando vossos filhos vos perguntarem: Que rito é este? Respondei: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor Deus (Êxodo 12:26-27)
 
Desde que a nação de Israel partiu do Egito no ano 1445 a.C. o povo Hebreu comemora a Páscoa todos os anos, precisamente na primavera que corresponde uma data aproximada da sexta-feira santa. 
 
Na verdade a Páscoa é para Israel o que o dia da independência é para um país, e mais ainda. Os hebreus passaram mais de quatrocentos anos debaixo da escravidão egípcia, porém Deus decidiu libertar aquele povo, e para isso levantou um líder, um legislador chamado Moisés. Sobre a liderança espiritual e política de Moisés o povo hebreu foi libertado do jugo opressor egípcio. 
 
A palavra portuguesa "páscoa", é usada para designar a festa dos judeus que, no hebraico é chamado "pesach", que significa "saltar por cima", "passar sobre". Esse nome surgiu em face da tradição de que o anjo da morte passou por sobre as casas assinaladas com o sangue do cordeiro pascal, quando ele matou os primogênitos dos egípcios (Ex.12:21). 
 
A morte de Cristo ocorreu exatamente na páscoa, e o apóstolo Paulo nos diz que Jesus Cristo é o nosso Cordeiro Pascal (I Cor.5:7). A páscoa marcava um ato histórico de libertação. Assim também em Cristo encontramos um êxodo que nos liberta da velha vida. 
 
Em Cristo o homem pode se tornar filho de Deus através de seu sacrifício na cruz, que proporciona libertação, transformação, paz, alegria, justiça, intimidade com Deus e vida eterna. Muitas pessoas estão confusas com o sentido verdadeiro da páscoa.
 
É verdade que a cristandade contemporânea tem reduzido ela a um patamar capitalista fugindo do seu real propósito. O cordeiro foi trocado pelo coelho e o ovo tomou o lugar do significado original "pão e o vinho". Muitas pessoas desconhece o verdadeiro sentido da Páscoa. 
 
Geralmente elas associam com "Ovo de chocolate e com o Coelho", todavia a verdadeira Páscoa "pesach" é vinculada a Jesus Cristo o Verbo de Deus que se fez carne A Bíblia mostra que a páscoa tem caráter de libertação efetuado por Deus e que agora em Cristo Jesus a Nossa Verdadeira Páscoa essa verdade tem uma dinâmica espiritual, que abrange toda a esfera humana. 
 
Cristo celebrou a páscoa e instituiu a Santa Ceia e nós cristãos de todo o mundo devemos comemorar a sua Morte e a sua Ressurreição, pois o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo deu a sua vida em resgate de muitos. Ele foi crucificado, morto e sepultado, porém ao terceiro dia ressurgiu dentre os mortos; subiu ao Céu enviou o Espírito Santo está assentado à direita de Deus Pai Todo Poderoso, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos como diz a Bíblia.
 
 
Deixe seu comentário
Sem comentários cadastrados.

Parceiros

Magazine Tecidos Maranata Serve bem Verdurão Casa da Biblia Malharia Rio Verde