logomarca

O desafio de liderar

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

O chamado de Neemias para servir a Deus é um acontecimento relatado por judeu, como algo natural que acontece na vida de um homem Deus. Não há nada de “extraordinário”, na forma como Deus chama Neemias. Aliás, esta é uma característica da maioria dos chamados de Deus na Bíblia de pessoas, para liderar o seu povo, vejam por exemplo, o chamado de Abraão (Gn. l2:l), ou mesmo o chamado de Moisés (Êx.3:1), No Novo Testamento também encontramos essa mesma perspectiva da parte de Jesus, ao escolher seus discípulos (Mc. 1:16-20; Jo.1:39 “...Vinde e vede. Foram, pois, viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele..."). Em todos estes exemplos, o chamado de Deus acontece, na dinâmica da vi­da, na trajetória natural dessas pessoas. 

Deus sempre escolheu homens para desempenharem funções de liderança entre o povo. De Israel à igreja, pessoas específicas foram convocadas para servirem de volante de Deus para a comunidade. O líder não nasce pronto ele é produzido. Mas, não se trata de produzir um líder em alguns dias, semanas e meses. É necessário lutar, trabalhar, é necessário ir palmilhando o caminho das dificuldades, dos contratempos e dos fracassos.

Ser um líder cristão dentro da obra do Senhor é um privilégio concedido por Deus. Esta função deve ser vista como uma benção que o Senhor nos confiou para usarmos em benefício de sua igreja.

Ser líder é pôr de lado sua vontade e necessidades e buscar realizar o maior bem para os outros, sem deixar de primeiramente, experimentar em si mesmo, o que deseja que seus liderados experimentem, pois a coerência de suas ações e a sua autenticidade, certamente arrastará muito mais do que suas palavras.

No campo da liderança pastoral, devemos voltar nosso olhar sempre para o 'autor e consumador de nossa fé, Cristo Jesus (Hb 12. 2), pois Ele próprio nos disse ensinando-nos: "Não vim para ser servido, mas para servir" (Mt 20. 28). Eis, portanto, o nosso maior exemplo de liderança em todos os tempos.

Um líder ele não trabalha só, Jesus, o maior exemplo de liderança, não trabalhou só, teve seus discípulos, eu como pastor necessito de bons líderes que me ajudem a fazer a obra do Senhor. Os pastores auxiliares, dirigentes, obreiros, líderes de departamentos todos fazem parte da liderança da igreja e tem o desafio de liderar juntamente comigo. Que possamos ser líderes cada vez melhores e mais comprometidos com a obra de Deus.

 

Deixe seu comentário
Sem comentários cadastrados.

Parceiros

Malharia Rio Verde Serve bem Verdurão Magazine Tecidos Maranata Casa da Biblia