logomarca

Família: um projeto de Deus

imprimir tamanho da letra: A- normal A+

Segundo a Palavra de Deus, a família foi e sempre será o projeto de Deus para a vida do homem, tanto que Gênesis 2.16 vemos DEUS dizendo:

“Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”. Mostrando ao homem que ele tinha o seu primeiro e mais importante projeto de vida: a Família.

Um pouco mais a frente, ainda em Gênesis, Deus nos mostra algo muito importante para este projeto família dizendo: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. (Gênesis 2.24)”. Aqui Deus nos mostra alguns princípios importante de seu projeto que são a transição de um estágio de nossas vidas para outro estágio, e o princípio da unidade.

No primeiro, Deus mostra ao homem que ele precisa deixar para trás aquilo que ele tinha como seu direcionamento, seu pai e mãe; o que não quer dizer que o homem irá abandoná-los, mas sim começar a andar com suas próprias pernas, isto é, como um pássaro deverá a dar seus primeiros vôos solo, criar sua independência.

Já no segundo, mesmo parecendo um pouco paradoxal, Deus mostra ao homem a necessidade dele não ser individualista, mas sim apenas um com sua mulher, uma unidade, uma família, com seus planos, sonhos e desejos comuns, sem que ambos percam suas características únicas, mas para que ambos andem, planejem, sonhem, desejem e cresçam juntos.

No entanto, hoje em dia, com a modernidade percebemos que as pessoas deixaram de compreender este projeto de Deus, ou que começaram a querer mudar este projeto original, transformando-o muitas vezes em algo fora do normal estabelecido por Deus e por vezes algo muito escalafobético; pois deixaram de entender as funções de cada membro desta unidade chamada família.

Entendendo e vendo esta desconfiguração do projeto de Deus para o homem, o Apóstolo Paulo, em sua carta dos Efésios, no capítulo 5.22-33, demonstra sob orientação e instrução de Deus as funções e importância de cada um dentro deste projeto. Para a mulher, ele mostra a necessidade da submissão e da compreensão de que o seu marido é que está na direção deste projeto; e que ela deve ser sua auxiliadora idônea, como no projeto inicial. Já para o homem, que tem como seu principal papel a direção deste projeto, ele mostra uma função que deve ser feita com excelência, isto é, deve ser feita com o maior padrão de qualidade possível, que é o de amar a mulher como Cristo amou a igreja, se entregando por ela; e não para por aí, ele deve amá-la como amasse ao seu próprio corpo; isto é, além de fazer o papel que Cristo fez pela igreja de se entregar por ela para santificá-la, o homem também deve cuidar e zelar de sua esposa, como estivesse cuidando de sua própria saúde.

Então que façamos de nossas famílias um verdadeiro projeto de De

Deixe seu comentário
Sem comentários cadastrados.

Parceiros

Magazine Tecidos Maranata Serve bem Verdurão Casa da Biblia Malharia Rio Verde